VÍDEO: Rio Solimões começa a baixar em Tabatinga e já preocupa moradores

Os órgãos de monitoramento do Amazonas já estão atentos à previsão de uma seca severa para 2024

Tabatinga – Um vídeo gravado por um morador mostra que a vazante já deu sinais na orla de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus). Os dados do 24º Boletim de Alerta Hidrológico da Bacia do Amazonas, do Serviço Geológico do Brasil (SGB), divulgado na última sexta-feira (16), indicou que o rio Solimões entrou em recessão em Tabatinga, apontando descidas médias diárias na ordem de 15 cm.

De acordo com o boletim, além do Solimões, o rio Amazonas e Negro também apresentaram vazantes em estações hidrológicas como São Gabriel da Cachoeira, Parintins e Itacoatiara, Porto Velho (RO), Rio Branco (RR), Óbidos e Santarém (PA), na última semana.

Na última sexta-feira (14), o rio Negro subiu 2 cm, alcançando a marca de 26,83 metros, de acordo com a medição do Porto de Manaus. Os órgãos de monitoramento do Amazonas já estão atentos à previsão de uma seca severa para 2024.

A Defesa Civil do estado fez um alerta para que população que mora em áreas que costumam ser afetadas comecem a guardar água, alimentos e remédios.

VEJA VÍDEO:

LEIA MAIS:  Reunião do G20 discute taxação de super-ricos e emergência climática