Wilson Lima anuncia mutirão para vacinar pessoas a partir de 30 anos contra a Covid-19 em Manacapuru e Novo Airão

O governador Wilson Lima anunciou que o Governo do Estado, em parceria com as prefeituras de Manacapuru e Novo Airão, realizará um mutirão para acelerar a vacinação nas duas cidades. A grande mobilização da campanha “Vacina Amazonas” será no sábado (19/06) e vai alcançar a população acima de 30 anos.

 

“Nós começamos pela capital porque em Manaus foi alta a incidência da doença. Mas não tem como não fecharmos o cerco contra a Covid-19 se não acelerarmos o processo de imunização também no interior. A vacina é a arma mais poderosa contra a Covid-19 que a gente tem”, disse o governador, ao se referir ao mutirão realizado em Manaus no último fim de semana (12 e 13/06), quando mais 141 mil pessoas foram vacinadas.

 

Na terça-feira (15/06), Wilson Lima reuniu com gestores responsáveis pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) e da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), para detalhar o planejamento da realização do mutirão “Vacina Amazonas” em Manacapuru e Novo Airão.

 

Serão vacinadas contra a Covid-19 pessoas acima de 30 sem comorbidades. A ação ocorrerá, simultaneamente, entre 8h e 17h. O público que comparecer aos locais de vacinação deve levar documento pessoal original com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia).

 

Mais de 200 servidores de diversas secretarias do Governo do Amazonas estão envolvidos nesta ação. São equipes de vacinadores, técnicos para triagem, cadastramento e apoio logístico, além daqueles que terão a atribuição de fazer o transporte, fornecer alimentação das equipes e garantir a segurança da ação nos municípios.

 

Em Manacapuru, três pontos de vacinação farão parte da grande ação do “Vacina Amazonas”. Um deles é o 9º Batalhão de Polícia Militar, que vai funcionar em sistema drive-thru. Também haverá vacinação no Serviço Social do Comércio (Sesc) e no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Prefeito Washington Luis Régis da Silva. Ao todo, serão montados 17 postos de vacinação, distribuídos nesses três locais.

LEIA MAIS:  VÍDEO: Investigador da PC agride mulher com soco após discussão no AM

 

Já em Novo Airão, serão quatro postos na praça Hugo Carlos Frederico (a praça dos Dinossauros). E a ação será executada exclusivamente pelos profissionais do município.

 

Avanço – A vacinação contra a Covid-19 no Amazonas avança nos municípios do interior, com a aplicação de doses em grupos de novas faixas etárias e dos grupos prioritários, nesta segunda quinzena do mês. Os municípios estão realizando mobilizações para a aceleração da imunização da população.

 

O município de Itapiranga (a 227 quilômetros da capital), por exemplo, lidera o ranking do vacinômetro da FVS-AM, com a aplicação da primeira dose de toda a população dos grupos prioritários, iniciando na próxima quinta-feira (17/06) a vacinação de gestantes e puérperas, e da população de acima dos 35 anos sem comorbidades. O município já aplicou 10.070 doses, sendo 7.612 de primeira dose e 2.458 de segunda dose.

 

Outros municípios iniciaram a vacinação de pessoas abaixo dos 30 anos, como é o caso de Maués (a 276 quilômetros de Manaus), que já realiza a vacinação de pessoas com mais de 20 anos; Lábrea (distante 702 quilômetros da capital), que iniciou, nesta quarta-feira (16/06), a vacinação da população de 30 a 39 sem comorbidades e de pessoas de 18 a 29 com comorbidades; e Barcelos, Coari e Parintins, distantes 399, 363 e 369 quilômetros da capital, respectivamente, realizam a vacinação de pessoas de 30 a 39 anos nesta semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *