Funeral do papa: Lula e autoridades comparecem na Basílica de São Pedro
Em nota, o presidente Lula relembrou os encontros que teve com o pontífice durante o atual mandato
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve nesta quinta-feira (25), na Basílica de São Pedro, no Vaticano, para prestar as últimas homenagens ao papa Francisco, que faleceu na última segunda-feira, aos 88 anos, vítima de um AVC e insuficiência cardíaca.
O funeral do papa está marcado para sábado (27), reunindo chefes de Estado de todo o mundo. Lula foi acompanhado da primeira-dama Janja da Silva e de autoridades dos três Poderes.
Na comitiva brasileira estavam os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), o deputado Odair Cunha (PT-MG) e o assessor especial da Presidência, Celso Amorim.
A ex-presidente Dilma Rousseff, atual presidente do Banco dos Brics, também compareceu à cerimônia. Vinda diretamente da China, sede da instituição financeira, Dilma não integrou a delegação oficial do Brasil.
Em nota, Lula relembrou os encontros que teve com o pontífice durante o atual mandato. “Nas vezes em que eu e Janja fomos abençoados com a oportunidade de encontrar o papa Francisco e sermos recebidos por ele com muito carinho, pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará”, afirmou o presidente.