Prefeitura de Manaus reinaugura escola municipal José Marques de Almeida

As obras coordenadas pela Semed, iniciaram em dezembro do ano passado

Com a finalidade de proporcionar um ambiente escolar de conforto, qualidade e dignidade, o prefeito de Manaus, David Almeida, reinaugurou nesta sexta-feira, 14/7, a escola municipal José Marques de Almeida, no ramal do Acará, Km 17, da rodovia AM-010, zona rodoviária. As obras na unidade de ensino, coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciaram no mês de dezembro de 2022.

“O que nós estamos entregando hoje aqui, nós já entregamos em 329 escolas iguais a essa. Nós não chegamos somente para pintar, a gente derruba, amplia, transforma, modifica e dá aos filhos de vocês um espaço de qualidade, para que eles, ao saírem de casa, possam estar em um ambiente escolar de qualidade, orientados e educados. Essa é a realidade que nós queremos, que os filhos de vocês tenham uma educação de qualidade e sejam os melhores alunos do Brasil em educação básica”, assegurou o prefeito durante seu discurso.

Na ocasião, o chefe do Executivo municipal também destacou que a Prefeitura de Manaus irá iniciar um pacote de ação para substituir as últimas 12 escolas de madeiras existentes na rede municipal de ensino.

“Nós temos mais nove escolas que estão em reforma, além de 12 que nós vamos construir, todas na zona rural. Vamos tirar da realidade que é madeira e construir novas escolas. Nós temos 75 escolas na zona rural de Manaus, todas receberão esse centro de tecnologia, agregados à internet e também a tablet para que eles possam ter um conteúdo pedagógico diferenciado e assim termos ganhos na questão do aprendizado na zona rural da cidade de Manaus também”, completou Almeida.

LEIA MAIS:  Polícia Federal flagra empresa de lixo tratando de pagamento a secretário de David

A escola tem capacidade para atender 166 estudantes, contemplando a educação infantil, 1º e 2º períodos, além do ensino fundamental, 1º ao 5 º ano. Os serviços executados na unidade foram: substituição das instalações elétricas, luminárias, do forro, de louças, de revestimentos, pintura geral, troca da cobertura, ampliação de estruturas físicas, execução de abrigo de gás, instalação de coifa na cozinha e reservatórios de água.

O vice-prefeito e secretário-chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, que também esteve presente na reinauguração, relembrou a origem da construção da escola. “Conheci a escola com paredes de isopor, arame farpado, parecia um campo de concentração, algo totalmente indigno. Levei a informação ao prefeito David Almeida e prontamente ele pediu para resolver, porque a antiga estrutura não estava alinhada com aquilo que o prefeito projeta para a educação do município de Manaus”, disse o vice-prefeito.

No ambiente escolar, também foram construídos sala dos professores, banheiros para Pessoas com Deficiência (PcDs), sala de pedagogo, biblioteca, depósito de limpeza, depósito de alimentos e freezer, paisagismo na frente da escola, área para recreação, nova base para caixa d’água, abrigo de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).

Outros espaços passaram por revitalização como: diretoria, secretaria e sala de apoio; sala de recursos; lavatório; seis salas com instalação de novos condicionadores de ar. Além disso, também ocorreu a ampliação da cozinha, refeitório e depósito de merenda; banheiros masculino e feminino e uma obra de acessibilidade na entrada da escola.

Tecnologia

A unidade de ensino também recebeu um novo Centro de Tecnologias Educacionais (CTE). O destaque é que a unidade é uma das primeiras escolas da Semed a receber o sistema de internet “Starlink”, que tem o objetivo de oferecer internet banda larga de alta potência, mesmo em regiões mais remotas, via satélites, como informou a titular da Semed, professora Dulce Almeida.

LEIA MAIS:  Ambulância fica destruída em acidente com carro em cruzamento na Praça 14, em Manaus

“Estamos também inaugurando o CTE, que é o nosso Centro de Tecnologia Educacional das crianças também da zona rural. Aqui elas vão poder ter esse contato com a tecnologia da mesma forma que as nossas crianças que estudam em outras zonas de Manaus. E além disso, essa internet é permanente, ela fica para a comunidade também. Isso é um avanço imenso, mas digo que é o avanço que a nossa comunidade merece”, pontuou a titular.

Agradecimentos

O gestor da unidade de ensino, Juarez Evangelista, afirmou que a unidade de ensino revitalizada demonstra como a atual gestão municipal tem revolucionado a infraestrutura das escolas da zona rural de Manaus.

“Esse momento é histórico para o município de Manaus. A comunidade Acará agradece ao nosso prefeito David Almeida e à nossa secretária Dulce Almeida. Tudo isso é para beneficiar os nossos alunos e alunas, porque estão tendo o privilégio de estudar na melhor e mais bonita escola da zona rural de Manaus. Contamos com toda comunidade para que juntos possamos consolidar nesse novo espaço uma educação cada vez melhor”, declarou o gestor.

Entre os beneficiados com a escola está a dona de casa Rondine Mendonça, 43 anos, tia do estudante do 4° ano, Brandon Daniel Melville, 10 anos.

“A escola ficou maravilhosa, em relação ao que era antes. Tudo muito lindo. Até fiquei emocionada quando cheguei aqui. Deu para perceber a grande diferença. Muitas pessoas que estão aqui não sabiam como era essa escola antes. Aqui foi tudo reconstruído. Agora sim vai ter dignidade. A comunidade merece demais”, comentou a dona de casa.


Fotos – João Viana / Semcom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *